Magazine

Usando livros na decoração

Usando livros na decoração.

Esses objetos são versáteis e cabem em vários locais do apartamento. Você pode usá-los de modo individual ou agrupados nas tradicionais fileiras e pilhas, com apoio sobre superfícies verticais e horizontais. O importante é buscar ideias de decoração para diferentes áreas. Veja algumas abaixo.

Prateleiras e nichos flutuantes

Uma solução que foge do convencional é pendurar os livros de um jeito que pareçam estar flutuando. Para isso, você deve fixar suportes específicos nas paredes. Eles contêm uma lâmina horizontal que permanece entre as páginas das obras, a fim de esconder os vestígios da estrutura e simular uma prateleira invisível.

É uma opção legal para compor quartos de adultos e crianças, independentemente da estética presente no cômodo. Se for um ambiente com estilo minimalista ou muito clean, por exemplo, o uso de livros na decoração vai trazer novos detalhes e valorizar uma divisória sem graça.

Preenchimento em móveis

A mobília é uma grande aliada para manter todos os pertences dos moradores organizados. No entanto, priorize peças que ajudem a manter seus livros à vista, e não guardados em compartimentos. As estantes com fundo vazado são ótimas opções para receber e destacar inúmeras obras.

Você também pode apoiar alguns exemplares sobre um painel de TV ou aparador, criando um volume em uma das laterais do móvel. Outra variação é posicionar uma pequena pilha sobre a mesa de centro. Só tenha o cuidado de selecionar publicações que atraiam o olhar de quem frequenta a sua sala.

Complemento de áreas na cozinha

Pouca gente pensa em usar livros na decoração desses espaços, muitas vezes por conta da umidade e da gordura que pode acumular durante o preparo dos alimentos. Ainda assim, vale a pena escolher um ponto estratégico e protegido para destacar obras relacionadas à gastronomia.

Diferentemente da sala de estar, onde os materiais costumam ficar apoiados nos móveis, a ideia é usar recipientes que agrupem livros e cadernos de receitas. Pode ser uma caixa de madeira sobre a bancada, um cesto de palha no topo da fruteira, uma grade metálica em forma de painel de parede ou uma estante estreita ao lado da geladeira.

Destacar frases em livros abertos

Outra proposta para aproveitar os livros na decoração é filtrar páginas que tragam conceitos, trechos de publicações e até figuras que você gosta. Já pensou em ter sempre uma frase inspiradora à sua frente nos dias que precisar de foco máximo para trabalhar ou estudar?

Se há um escritório em seu apartamento, compensa decorá-lo com materiais que gerem reflexões e motivação extra. Pode ser útil pendurar obras de um jeito que fiquem sempre abertas. Disponha elas em pé, selecione as partes que você considera relevantes e coloque um peso no centro para segurar as abas.

A escolha dos livros

Alguns fatores devem ser observados na definição das obras que vão decorar os cômodos. O primeiro é o efeito que você deseja transmitir a quem chega no local. Se for imponência e sofisticação, por exemplo, os materiais volumosos e pesados serão a melhor aposta.

O tamanho do ambiente também é importante, já que é preciso um equilíbrio entre as dimensões de diferentes objetos. Quem tem apartamento pequeno tende a escolher móveis menores para aproveitar cada centímetro disponível, otimizar o espaço e evitar o aspecto de bagunça.

Nesse caso, os livros de tamanho médio são boas opções porque não deixam as diferenças de medidas tão evidentes. Para não ter dúvidas, faça testes com vários títulos e observe o resultado. O importante é chegar a um visual que agrade e transmita boas sensações aos moradores.

Outro ponto a considerar é a composição de cada livro. Versões de capa dura são as mais resistentes e duráveis, portanto, devem ser priorizadas sempre que possível. Elas são adequadas, inclusive, para áreas que tendem a receber um nível maior de umidade, como cozinhas e lavabos.

Por fim, lembre-se mesmo sendo um atrativo de decoração, devemos lê-los. Ninguém vai querer ter uma bela biblioteca recheada de livros não lidos. Se alguém chegar na sua casa e não puder conversar sobre pelo menos alguns dos livros não terá utilidade alguma. Viu como é simples trabalhar com livros na decoração do seu imóvel? Agora você tem várias ideias para consultar quando quiser atualizar os ambientes. Lembre-se de que o aspecto final da transformação deve estar adequado ao gosto dos moradores.

Fonte:

Compartilhe essa matéria

Se inscreva para receber nossas novidades e newsletter:

Ligamos para você