Os benefícios de um jardim vertical.
Além da melhoria estética que jardins verticais podem trazer aos ambientes, eles também oferecem muitos outros benefícios.
Selecionamos alguns deles para você entender quais serão seus ganhos caso opte por essa nova tendência. Acompanhe:
Melhora a qualidade do ar
Não é segredo para ninguém que as plantas tornam o ar do ambiente mais limpo e fresco devido às suas características, né? Como elas realizam fotossíntese, favorecem a qualidade do ar respirado por quem passa pelo local do jardim.
A melhora da qualidade do ar também ajuda a evitar ambientes secos, prejudiciais à saúde respiratória. Isso ocorre porque as plantas devolvem parte da água que recebem das regas ou da chuva.
Proporciona conforto térmico
Você sabia que a construção de um jardim vertical pode amenizar as altas temperaturas do verão brasileiro e também isolar o ambiente durante o inverno? Isso porque a camada de plantas consegue bloquear a troca de calor que há entre as áreas.
Essa vantagem entrega resultados em dobro. Com a temperatura mais amena, é possível diminuir o uso do ar-condicionado e dos ventiladores, reduzindo os custos com a energia elétrica.
Ajuda no isolamento acústico
Vegetações absorvem parte das ondas sonoras e isolam uma boa quantidade de ruídos. Por isso, os jardins verticais possuem a capacidade de bloquear certas frequências, diminuindo a poluição sonora do local.
É importante destacar que o jardim vertical não é específico para essa tarefa. Ele ajuda, mas não entrega os mesmos efeitos de paredes próprias para isolamento acústico, tá bom?
Promove sustentabilidade
Você já deve ter percebido que os jardins verticais são ótimas opções de decoração sustentável, certo? Ao instalá-los em ambientes externos, como em centros urbanos, é possível aumentar a biodiversidade, atraindo pássaros e insetos para o local.